terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Excesso de lixo gera atraso na coleta domiciliar


A cidade de Manaus gerou muito mais lixo no Natal deste ano, surpreendendo as equipes da limpeza pública, que desde o último sábado, dia 24, estão dobrando esforços para recolher todos os resíduos domiciliares, porém o excesso está atrapalhando o atendimento à população.
A contagem das toneladas recolhidas ainda nem terminou porque nem todo o lixo foi coletado. 
E o atraso está acontecendo porque a grande produção de resíduos provocou uma reação em cadeia que acabou por prejudicar todas as 184 rotas da coleta domiciliar. 
No primeiro turno, que começa às 6h da manhã, os caminhões da rota não estão entrando em seu horário normal, desde o domingo, dia 25. Há uma média de até três horas de atraso em cada rota. Isso porque o primeiro turno recebe os caminhões que estavam atuando no terceiro turno, durante toda a noite e madrugada. 
A grande quantidade de lixo está enchendo completamente as caçambas dos caminhões trituradores, muito antes do prazo normal. Se antes, uma caçamba era preenchida depois da coleta em seis ruas, hoje, em apenas duas ruas o carro já está cheio e tem de sair para levar os resíduos para o Aterro Controlado de Manaus. Porém, só duas ruas foram limpas.
O secretário municipal de Limpeza Pública, José Aparecido dos Santos, informa que a Secretaria Municipal de Limpeza Pública – Semulsp, está com todo seu efetivo nas ruas trabalhando para que a coleta volte ao normal já nesta quarta-feira, dia 28.
São 80 caminhões coletores que percorrem a cidade, diariamente, seguidos por 17 fiscais, e ainda duas caçambas da própria Semulsp e os dois caminhões da coleta seletiva. 
Além do reforço na coleta domiciliar, a Semulsp ainda está atendendo os mutirões de limpeza nos bairros e o mutirão de limpeza da dengue, dentro da Operação Impacto de Combate à Dengue, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, também com equipamentos pesados.
  
Como funcionam os turnos da coleta

1º turno – Das 6h às 14
2º turno – Das 14h às 22h
3º turno – Das 22h às 06h do outro dia

 Fonte: SEMCOM

Prefeituras e câmaras na mira do TCE


Pelo menos 24 prefeituras e sete câmaras municipais poderão ser multadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) por não ter enviado, via internet, nenhum relatório mensal de prestação de contas à Corte no ano de 2011.
Das prefeituras, apenas Manaquiri, Silves e Santa Izabel estão em dia, segundo relatório do TCE. Das casas legislativas, estão adimplentes Anamã, Apuí, Barcelos, Beruri, Canutama, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Izabel e Tabatinga. As demais câmaras e prefeituras que prestaram contas de pelo menos um mês ou até setembro de 2011, por exemplo, também poderão ser multadas.
 Segundo presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, tanto o Executivo municipal quanto o Legislativo municipal são obrigados a informar à Corte a movimentação mensal, sob pena de serem multados pelos conselheiros responsáveis pelos municípios em questão. Segundo ele, quem prestou contas até setembro também são passíveis de penalidades. “Quem informou ao tribunal até setembro e deixou outubro de fora, ficou no meio do caminho e já é considerado inadimplente”, acrescentou.
Para o presidente Érico Desterro, os municípios e prefeituras que não prestaram conta mensalmente terão dificuldade para fazer a prestação de contas anual porque não se organizaram. “Muito provavelmente eles não conseguirão prestar contas até o dia 31 de março do próximo ano. Se não conseguiram mês a mês, não conseguirão fazer do ano todo. Vai sair tudo errado. Acumula tudo”, comentou.
As prefeituras que não prestaram contas em nenhum mês são: Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Benjamim Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Codajás, Envira, Fonte Boa, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Parintins, Pauiní, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Tefé, Tonantins, Urucará e Urucurituba.
As câmaras que não enviaram nenhum balancete são: Autazes, Codajás, Fonte Boa, Jutaí, Manicoré, Santo Antônio do Içá e Tapauá.
Câmaras e prefeituras que enviaram balancetes até outubro de 2011 são consideradas em dia, porque o tribunal dá um prazo de 30 dias para o envio.

Fonte: TCE

Conservação da Ponta Negra Ameaçada

Acaba de ser entregue à população, a primeira etapa da nova praia da ponta negra. Ontem, decidi passear com a família e pude ver a belíssima obra de arte que mais do que nunca, é o nosso grande cartão postal. Está simplesmente linda!
Mas é impossível deixar de registrar alguns pontos. Primeiramente os bancos. Eles existem, mas em quantidade inferior ao necessário. Muitas pessoas reclamavam disso. Também pudera, ontem estava quase tão lotado quanto no primeiro dia. Por outro lado, vamos ao que mais me deixou chateado: as placas de "não pise na grama" viraram enfeite! Quase que pisavam era na placa. Valia tudo por uma boa foto. E a sujeira? Meu Deus, que gente sem noção! Tinha copos, garrafas plásticas, guardanapos e o que mais você pudesse imaginar, jogado por tudo o que era lado!
Sorte a do bicho preguiça que estava pendurado, calmamente numa arvore, fazendo pose pra foto.
Se queremos continuar merecendo cartões postais como este, temos por dever, conserva-lo, cuidar de verdade.
O réveillon vem aí com direito a show nacional. Só Deus sabe como estará a praia no dia primeiro se a mentalidade de girino de alguns não mudar...


- Posted by Fred Lobão

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pavimentação fecha trecho da Autaz Mirim


Na próxima segunda-feira, dia 26, a Avenida Autaz Mirim, no sentido Jorge Teixeira/São José, vai ser interditada por quatro dias no trecho entre a Rotatória da Grande Família e o Complexo Viário do São José, para realizar a pavimentação no local.

O diretor presidente do Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia de Trânsito, coronel Walter Cruz, explicou que a mudança no trânsito acontece a partir das oito da manhã e vai ser coordenada por agentes do Manaustrans.  A Prefeitura de Manaus orienta os condutores a utilizar rotas alternativas para diminuir o tráfego no local.
Doze agentes de transito, por turno, das 6 às 23 horas, vão estar na área da obra para orientar veículos e pedestres, garantindo a segurança dos participantes e a fluidez dos veículos.

Durante a madrugada, quatro agentes vão permanecer no local para acompanhar o tráfego.
Walter Cruz, informou ainda que para sair da Zona Leste os condutores podem utilizar a rotatória em frente à escola de samba Grande Família e seguir pela rua Careiro, depois entrar à esquerda seguindo pelo Uai Shopping.

Caminhões, carretas e ônibus que trafegam em direção ao Distrito Industrial devem fazer a rotatória em frente à Escola de Samba Grande Família e seguir pela rua Barreirinha e depois percorrer a rua Vilar Fiuza, chegando à Alameda Cosme Ferreira, no Zumbi.
A Prefeitura pede a compreensão da população pelos transtornos causados pela obra e informa que os trabalhos estão sendo intensificados para concluir o Complexo Viário do São José.

Operação do ManausTrans Faz 575 Abordagens


O primeiro dia da Operação Presença, lançada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito – Manaustrans, em parceria com a Polícia Militar, abordou 575 condutores das zonas Norte e Leste.
O trabalho começou na noite de quinta feira e vai ser repetido nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 22 horas, até as 4 da manhã de sábado.
Nas duas zonas da cidade quarenta e dois condutores foram autuados, a maioria por não usar cinto de segurança ou por não apresentar habilitação.
Duas motos foram removidas para o parqueamento do Detran porque os condutores não tinham carteira de motorista.
Na zona Norte, o Manaustrans mobilizou quinze agentes de transito e teve o apoio de dois policiais militares.
A ação foi realizada na Avenida Torquato Tapajós, com 270 abordagens. Nessa área, dezesseis motoristas não usavam cinto e foram autuados.
Na zona Leste, o trabalho foi desenvolvido na Avenida Autaz Mirim com dezoito agentes e dois PM’s.
Nas 305 abordagens, oito motoristas foram autuados por não terem habilitação e seis condutores de moto receberam multa porque os passageiros estavam sem capacete.
O diretor presidente do Manautrans, coronel Walter Cruz, informou que a Operação Presença é coordenada pelo diretor de Operações do Manaustrans, major Cleitman Coelho, e ocorre nos dois dias que antecedem o Natal; E o objetivo é prevenir acidentes de transito em áreas com movimentação de casas noturnas de bares das zonas Norte e Leste.
Os agentes fiscalizam estacionamento, fluidez do transito e garantem a passagem de pedestres.
A Polícia Militar participa das abordagens e atua em casos de comprovação de embriaguez ao volante e irregularidades na documentação do condutor e do veículo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Assassina de Cachorro é Multada em 3 Mil Reais

A enfermeira que matou um cachorrinho da raça Yorkshire, em Formosa no interior de Minas Gerais foi multada pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, em 3 mil reais.
A punição é baseada o artigo 32 da Lei 9.605, de 1988 e no artigo 29 do Decreto 6514 de 2008, que regulam crimes ambientais. Segundo o IBAMA, a multa é administrativa e independe das investigações nas esferas civil e criminal.
O advogado da enfermeira, Gilson Saad disse que ela demonstra um profundo arrependimento pelo que fez, fato que pode ser facilmente desmentido pelas postagem que a assassina fez no twitter após o fato, onde se disse dormir tranquila e feliz.
Saad disse que a enfermeira que estava num restaurante com a filha e o marido "perdeu a cabeça" ao descobrir que o cachorro havia bagunçado a casa.
Já o homem que filmou a morte do Yorkshire disse ja ter visto a enfermeira espancar outro cachorro da raça Shi-Tzu, há 1 mês e meio. Não da mesma forma que o York, mas com várias palmadas.
O rapaz, disse que ela chegou a vê-lo na varanda da casa dele, o que a obrigou a parar de espancar o Yorkshire, mas depois ela voltou a espancar o animal até a morte.
O advogado disse que a denúncia não procede.

Uma Piada sem Graça

Me assusta ver e ouvir determinadas piadas contadas muitas vezes no horário nobre da televisão brasileira, envolvendo temas polêmicos e nada sutis. A última foi a de Jô Soares em entrevista com os músicos Tom Zé e Moraes Moreira que brincaram com o sacro ao dizerem que antigamente fumava-se maconha enrolando-a em folhas da bíblia sagrada.
O ato falho do trio teve direito a outras piadas sem graça.
Mas sem entrar no mérito da questão, desde que eu me entendo por gente, humor negro, como é popularmente chamado, existe e incomoda muita gente. Sobretudo aos hipócritas e metidos a puritanos que na teoria, pregam a palavra de Deus, mas na prática a comercializam em seus templos em troca de gordos dízimos, com direito a ameaças de toda ordem, do tipo "ou dá ou desce", fazendo referencia ao inferno a que seriam lançados os "unhas de fome", mesmo que isso lhes custasse o dinheiro suado do mês. Hipócritas que se auto denominam de apóstolos, bispos, etc.
Seguidores, alienados por mentiras contadas por quem é especialista na arte de enganar. Isso sim, coisa do diabo!
Acho que a nossa democracia vai continuar permitindo piadas sem graça mas que, vão continuar fazendo parte do nosso cotidiano e protesto de quem diz uma coisa e faz outra.
Ainda bem que no caso da tv, vc pode simplesmente desligar ou mudar de canal.

- Posted by Fred Lobão

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Trio é Preso e Mais de 2 quilos de Maconha São Apreendidos


Mais uma quadrilha que comandava o tráfico de drogas em Manaus vai parar atrás das grades.
Policiais da Rocam deram desfecho com sucesso a operação do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e prenderam em flagrante por tráfico de drogas: Sérgio Rodrigues  Mitoso, 28, a irmã dele, Ester Rodrigues Mitoso, 22 e Mauricio Pereira Teixeira, de 18 anos de idade. Uma menor de apenas 15 anos de idade, que seria namorada de Sérgio, foi apreendida, apesar de ter sido inocentada por ele.
Na casa de Sérgio, localizada no na rua Walter Rayol, no  Barirí, Zona Oeste de Manaus, a polícia encontrou mais de 2 quilos de maconha prensada, dezenas de trouxinhas de cocaína e pasta base de cocaína, embalada e prontas para a venda, além de dinheiro, celulares e rádio comunicadores.
Segundo a polícia, Sérgio, a irmã e o amigo, distribuíam a droga na área do Bariri, Matinha e adjacências.
O trio segue nesta terça para a cadeia. O destino da menor deverá ser decidido pela Promotoria da Infância e Juventude.

DJ Raidi Rebello no DJ Awards 2011


De malas prontas para São Paulo, o DJ Raidi Rebello participa do DJ Awards 2011, a premiação da Revista DJ Sound que escolhe os melhores do ano em 43 categorias. Em duas delas, o DJ Raidi Rebelo participa, sendo a principal delas a de melhor DJ de FlashBack. O atual campeão brasileiro, escolhido em votação pela internet no ano passado é o próprio Raidi.
Com mais de 25 anos de profissão, Raidi Rebello que apresenta todas as tardes, programa de FlashBack na Rádio Difusora é um dos fortes candidatos deste ano.
Principal DJ do Studio Disco, Raidi é garantia de casa cheia em várias festas realizadas em toda a região norte, semanalmente.

Boa sorte a ele!

Mais de 4 Mil Artistas participarão do Concerto de Natal


O Governo do Amazonas irá realizar, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), no dia 25 (domingo) de dezembro, a partir de 19h, no Largo de São Sebastião, o Concerto de Natal. O evento contará na sua execução cênica com cerca de quatro mil artistas, entre profissionais de teatro, dança e música, e alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão. Além disso, a encenação natalina teve a participação prévia de 400 profissionais da Central Técnica de Produção (CTP), responsáveis pela confecção de cenários, figurinos e adereços, e também de uma equipe de montagem do palco de 1.200m² nos arredores do Teatro Amazonas.
O evento é gratuito e terá a presença do governador Omar Aziz. “É um evento grandioso e tradicional que já faz parte do nosso calendário cultural. E o mais importante é que estamos fazendo escola, porque todos os espetáculos da programação de Natal são encenados pelos participantes dos projetos culturais do Governo do Estado”, destacou o governador. Segundo Omar Aziz, toda a programação de Natal foi feita pensando na família amazonense. “Vale a pena conferir, porque é uma bela festa”.
Cerca de três mil alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão fazem os últimos ensaios segmentados, que acontecem até o próximo dia 21 (quarta-feira), no Largo de São Sebastião, às 17h. Na quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23, todos os grupos envolvidos no Concerto de Natal participam dos ensaios pré-geral e geral, respectivamente, a partir das 19h.
O secretário estadual de Cultura, Robério Braga, acompanha pessoalmente o andamento de todo o trabalho, que irá culminar na grande encenação na noite de Natal. “Esta é uma das oportunidades que temos para mostrar o talento dos meninos e meninas que passam o ano estudando e aperfeiçoando suas habilidades para apresentações como esta”, ressalta o secretário.
Os Corpos Artísticos da SEC também participam do evento: Orquestra Amazonas Filarmônica, Amazonas Jazz Band, Orquestra de Violões do Amazonas, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas. O objetivo é agradar o público esperado, que, neste ano, é estimado em cerca de 80 mil pessoas.
Fonte: AGECOM

A Idade do Crime

Crimes planejados, ousados, surpreendentes que vão desde assaltos a mão armada a sequestros de empresários tem sido notícia na mídia amazonense nos últimos meses. Nenhuma novidade até aí, se não tivessem sido arquitetados por crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 anos de idade.

Há dois meses uma quadrilha que roubava mercadinhos e lojas da zona oeste de Manaus foi presa. A chefe do bando era uma adolescente de 14 anos de idade. As outras integrantes do bando também eram adolescentes: 15 e 16 anos de idade.

Em outra prisão, a polícia desarticulou uma quadrilha em que um menino de apenas 10 anos de idade cometia assaltos, com arma em punho na companhia de outros adolescentes. Mais uma vez, crianças que deveriam estar em sala de aula, estavam nas ruas, cometendo delitos, longe dos olhos dos pais ou responsáveis.

Numa escola pública estadual, após uma partida de futebol, um adolescente saca uma arma e atira no desafeto. A frieza do crime choca alunos e professores que tentam entender como alguém leva para um lugar de ensino, um instrumento usado para matar.

Neste sábado, a polícia desvendou por completo o sequestro do empresário Wellington Lins, um dos sócios da faculdade Fametro, recuperando quase todo o dinheiro pago pelo resgate, cerca de 890 mil reais. O chefe da quadrilha de 15 integrantes é um adolescente de 17 anos de idade.

A certeza da impunidade, de que estes jovens estão protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, reabre a discussão sobre a maioridade penal.

No Brasil, um adolescente de 16 anos é considerado apto para votar e pode escolher um presidente da república que governará o país por quatro anos. Esse mesmo adolescente, no entanto é considerado inapto para responder pelos seus atos se envolvido num crime e tem tratamento diferenciado dos demais criminosos: dois pesos e duas medidas que os chefes do crime organizado conhecem muito bem e por isso, usam cada vez mais esses jovens para serem os seus soldados.

Mas afinal, o jovem deve responder pelos seus atos(por todos eles) a partir de que idade?

Sejam bem vindos!

E hoje começamos a postar nossas matérias e artigos no nosso blog. Espero que gostem do que vão encontrar por aqui!

Seguidores