segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E no Apagar das Luzes...

Era sexta-feira, (não era dia 13) quando por volta das 18:45h estava na fase final do nosso Programa Giro de Notícias, no 20o. andar do Edifício Palácio do Comércio, no Centro de Manaus, uma piscada e... as luzes se foram. Segundos depois, o gerador da rádio entrava em ação. Do lado de fora, uma chuva de lascar! Mas a pior constatação, foi a de que Manaus inteira estava sem energia elétrica. Era uma apagão, o segundo em menos de dois meses. Seriam 20 andares, ou melhor, 23 (se contarmos com as duas sobrelojas) de escada abaixo para descer, de novo!
Lá embaixo, a boa da noite! Meu carro estava estacionado em frente ao prédio, logo, não teria que vagar e me ensopar pra chegar até ele.
Uma última consultada no twitter pra saber onde é que não estava alagado e qual o melhor caminho para a zona norte. Perda de tempo! Estava tudo alagado e os semáforos não funcionavam. Pegar caminhos alternativos era um risco, pois os agentes de trânsito nas principais vias davam fluidez ao já caótico trânsito nosso de cada dia, mas nas pequenas ruas dos bairros, não.
Decidi ir pela Estrada da Ponta Negra! Se arrependimento matasse...
Até a altura da rotatória da Pedro Teixeira, o trânsito se arrastava. Daí até a chegada da entrada da Av. do Turismo, já se passava uma hora e vinte minutos.
Na Avenida do Turismo a revelação de que eu tinha feito a maior besteira daquela noite. Inúmeros pontos de alagação por toda a via e um asfalto que ganhava até de barra de sabão de tão escorregadio. Velocidade máxima na via: 30KM/h. O jeito foi dirigir o mais devagar que pude. Volta e meia uma chamada pela rádio e o carro encostava para passar o boletim ao vivo de como estava o trânsito naquela hora e local.
Enquanto isso, freneticamente, os outros companheiros repórteres ligavam para a assessoria da Eletrobrás Amazonas Energia, que deve ter inaugurado nesse dia, uma nova forma de fazer comunicação: a de não comunicar absolutamente nada e dizer que isso não era prioridade para o momento!
Passadas duas horas e meia, eis que a energia começava a retornar em algumas áreas. Pouco mais de 3 horas depois do apagão, luz para todos!
Na contabilidade da noite, dezenas de carros rebocados que pifaram durante a chuva. Casas em áreas de risco desmoronaram, eletrodomésticos e eletrônicos pifados em várias residências, mas graças a Deus, nenhuma vítima.
De lá para cá, 4 dias e adivinhem de quem foi a culpa do apagão? Da mãe natureza! Ou do Papa! Menos da Amazonas Energia, que não sabe sequer porque existe, quanto mais porque imterrompeu o serviço naquela noite deixando a cidade sem energia.
Ficamos sem resposta e desde já desconfiados de que a nossa rede de energia é tão frágil que não suporta um único relâmpago!
Temos sim, a certeza de que o Governo Federal não tem nenhuma moral com o seu Ministério de Minas e Energia e este, nem se fala, com a estatal que comanda!
O Governador Omar Aziz anda brabo e já pediu ao governo Dilma que resolva de vez essa pouca vergonha com a nossa cidade.
Esta mesma cidade que será subsede da próxima copa, anda as voltas com fantasmas do passado que de vez em quando insistem em tirar o fio da tomada!

domingo, 1 de janeiro de 2012

2012 Um ano de paz

Mais um ano que se inicia renovando as esperanças de todos. Um ano político, par, dito por alguns como o último de nossas vidas. Acho que o fim do mundo existe pra quem morre (pelo menos o mundo material).
2012 é também um ano de expectativa de melhoria na segurança pública e da estréia do anunciado Ronda Nos Bairros, solução apontada pelo executivo estadual como a mais eficaz para combater a violência crescente, em Manaus.
Neste ano que se inicia, assuma um compromisso: o de fazer o bem a pelo menos um desconhecido, que você nunca tenha visto. Exercite isto e testemunhe uma mudança em sua vida. Compartilhe a experiência com um amigo e experimente um mundo melhor que você ajudou a construir.
Que 2012 seja um ano abençoado pra todos nós! Felicidades e saúde sempre!

Seguidores