segunda-feira, 12 de março de 2012

Força-Tarefa SSP prende 100 pessoas e apreende 42 quilos de droga

Em quatro meses de atuação, a Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) aprendeu 42 quilos de droga e prendeu cerca de 100 pessoas suspeitas de crimes, a maioria por tráfico de entorpecentes. De novembro de 2011 a fevereiro deste ano, o grupo formado por policiais civis e militares, sob coordenação direta do secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, também apreendeu 34 menores de idade e 32 armas de fogo ilegais.

A Força-Tarefa atua desde novembro do ano passado, logo que o coronel Vital assumiu a SSP. Soldados, sargentos, tenentes, cabos e major, pela Polícia Militar, e um delegado e investigadores da Polícia Civil formam essa unidade de ação rápida. No último dia 6, decreto do governador do Amazonas, Omar Aziz, regulamentou as atividades da equipe, que atua em parceria com as polícias do Estado e a Secretaria de Inteligência (Seai) da SSP.

O secretário Paulo Roberto Vital disse que o desempenho da Força-Tarefa em apoio ao trabalho das polícias já justificou a sua criação, dando mais rapidez na apuração de denúncias recebidas pela SSP pelo Disque 181, canal por onde o cidadão pode se comunicar com o sistema de segurança sem a necessidade de se identificar. “A população tem colaborado bastante com informações sobre criminosos e até dando sugestões que já resultaram em várias retiradas de circulação de marginais”, disse.

Vital afirmou neste sábado que no ano passado o Disque-Denúncia 181, administrado pela Seai, recebeu quase 6 mil ligações da população para comunicar situações diversas, com foco disparado no tráfico e consumo de drogas, com 4.561 chamadas. “Estamos dando resposta imediata às denúncias que a população está fazendo. É importante para todos que o cidadão tenha esse hábito de contribuir com a polícia, denunciando a ação dos bandidos na sua comunidade”, destacou o secretário.

Aumento da confiança
De acordo com o secretário, as recentes mudanças no sistema de segurança, como a implantação do programa Ronda no Bairro na zona norte e o reaparelhamento das polícias em todo o Estado, melhorou a presença da polícia nas comunidades. “Com isso, o cidadão se sente incentivado a registrar uma ocorrência e denunciar os malfeitores. Para nós, é uma prova do crescimento da confiança no nosso trabalho”, disse Vital, mostrando que em janeiro e fevereiro deste ano o número de denúncias recebidas pelo 181 foi de 994, um aumento de quase 270% em relação ao mesmo período do ano passado, com 377 denúncias.

Como atua a força
Além das denúncias pelo Disque 181, diversas situações relatadas em reuniões comunitárias do secretário de Segurança Pública nas zonas de Manaus e por mensagem pelo site da SSP (www.ssp.am.gov.br) também são investigadas pela Força-Tarefa. 
O coordenador da Polícia Militar na Força-Tarefa, que prefere não se identificar, destaca entre as grandes atuações do grupo a prisão de traficantes e a descoberta de um laboratório de drogas no conjunto Tocantins, tudo na zona Centro-Sul da capital. Só nessas ações foram apreendidos mais de 10 quilos de entorpecentes. “Importante destacar que a prisão desse pessoal começou com denúncias de moradores nas várias reuniões do secretário Vital com as comunidades”, disse o oficial.

Menor no crime

O envolvimento de menores de idade nos crimes de assaltos em Manaus tem chamado a atenção dos policiais da Força-Tarefa. Nesses quatro meses, 34 foram apreendidos por atos infracionais. De acordo com o coronel Vital, a maioria deles acaba se envolvendo no crime por acreditar que assim conseguirá dinheiro facilmente para sustentar um falso status. “No Amazonas empregamos os programas sociais para tentar evitar que crianças e adolescentes descambem para o mundo do crime, mas reconhecemos que é uma questão que merece já uma atenção maior de outros setores da sociedade porque ele não é só um problema de segurança”, afirmou o secretário.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social SSP

Nenhum comentário:

Seguidores