terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Excesso de lixo gera atraso na coleta domiciliar


A cidade de Manaus gerou muito mais lixo no Natal deste ano, surpreendendo as equipes da limpeza pública, que desde o último sábado, dia 24, estão dobrando esforços para recolher todos os resíduos domiciliares, porém o excesso está atrapalhando o atendimento à população.
A contagem das toneladas recolhidas ainda nem terminou porque nem todo o lixo foi coletado. 
E o atraso está acontecendo porque a grande produção de resíduos provocou uma reação em cadeia que acabou por prejudicar todas as 184 rotas da coleta domiciliar. 
No primeiro turno, que começa às 6h da manhã, os caminhões da rota não estão entrando em seu horário normal, desde o domingo, dia 25. Há uma média de até três horas de atraso em cada rota. Isso porque o primeiro turno recebe os caminhões que estavam atuando no terceiro turno, durante toda a noite e madrugada. 
A grande quantidade de lixo está enchendo completamente as caçambas dos caminhões trituradores, muito antes do prazo normal. Se antes, uma caçamba era preenchida depois da coleta em seis ruas, hoje, em apenas duas ruas o carro já está cheio e tem de sair para levar os resíduos para o Aterro Controlado de Manaus. Porém, só duas ruas foram limpas.
O secretário municipal de Limpeza Pública, José Aparecido dos Santos, informa que a Secretaria Municipal de Limpeza Pública – Semulsp, está com todo seu efetivo nas ruas trabalhando para que a coleta volte ao normal já nesta quarta-feira, dia 28.
São 80 caminhões coletores que percorrem a cidade, diariamente, seguidos por 17 fiscais, e ainda duas caçambas da própria Semulsp e os dois caminhões da coleta seletiva. 
Além do reforço na coleta domiciliar, a Semulsp ainda está atendendo os mutirões de limpeza nos bairros e o mutirão de limpeza da dengue, dentro da Operação Impacto de Combate à Dengue, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, também com equipamentos pesados.
  
Como funcionam os turnos da coleta

1º turno – Das 6h às 14
2º turno – Das 14h às 22h
3º turno – Das 22h às 06h do outro dia

 Fonte: SEMCOM

Nenhum comentário:

Seguidores